sexta-feira, 13 de maio de 2011

Facebook admite contratar empresa de relações públicas


O clima está realmente pesado entre as empresas Google e Facebook. Isso porque o site “The Daily Beast”, ligado à revista Newsweek, publicou uma acusação um tanto séria contra a empresa de Mark Zuckeberg. Segundo a coluna do jornalista Dan Lyons, o Facebook teria contratado uma agência de relações públicas para espalhar notícias difamatórias envolvendo o Google e sua política de privacidade; principalmente envolvendo um serviço do Google chamado Social Circle, que permite visualizar informações pessoais de amigos e pessoas ligadas a eles.

A empresa supostamente contatada pelo Facebook para o trabalho chama-se Burson-Marsteller. Uma das acusações mais sérias e factuais envolve Chris Soghoian, um famoso blogueiro dos Estados Unidos, que teria recebido um convite da Burson para escrever posts negativos a respeito da política de privacidade do Google. Depois de recusar, Chris teria divulgados os e-mails trocados com a Burson, evidenciando o ocorrido. Algumas das mensagens foram divulgadas pelo jornal “USA Today

Depois que a caso veio à tona, o jornalista do “The Daily Beast” Dan Lyons confrontou um porta-voz do Facebook, que teria confirmado o envolvimento da rede social com a empresa de relações públicas. De acordo com sua coluna, o porta-voz alegou que o Facebook estava preocupado com o fato de o Google estar violando a privacidade de seus clientes e com a suspeita de que a empresa concorrente estivesse usando dados do Facebook em seus serviços de redes sociais.

O porta-voz, no entanto, apesar de ter confirmado o envolvimento com a empresa de relações públicas, não confirmou que a contratação também envolvia a propagação de notícias difamatória contra o Google.
Por ora, nenhuma das duas empresas comentou publicamente o fato. O Google, segundo o site “Engadget” declarou que precisa de mais tempo para interpretar os fatos e tomar uma posição oficial.




fonte: GigaBlog

Em contato por e-mail a Burson-Marsteller se pronunciou com uma Nota de Esclarecimento.
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NOTA DE ESCLARECIMENTO 

12/5/2011 

Agora que o Facebook veio a público, a Burson-Marsteller está autorizada a confirmar que foi contratada para prestar serviços a essa empresa nos Estados Unidos.

O cliente pediu que seu nome ficasse em sigilo com base no fato de que estava contratando a B-M para lançar luz sobre informações de domínio público e de que essas informações poderiam ser facilmente replicadas pela mídia de maneira independente. Todas as informações fornecidas à mídia eram, efetivamente, de domínio público e poderiam, portanto, gerar questionamentos pertinentes e ser verificadas por meio de fontes independentes.

Não obstante a justificativa, este não é um procedimento aceito na Burson-Marsteller e contraria nossas políticas. Deveria, por essa razão, ter sido recusado. Nossa relação com os meios de comunicação é pautada por padrões estritos de transparência no que tange aos clientes, e este incidente reforça a inquestionável importância desse princípio.
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