Reportagem da Reuters aponta que as empresas estão receosas em deixar seus dados armazenados na nuvem
Desde o anúncio de que os dados de mais de 100 milhões de clientes da rede de jogos online da Sony foram roubados, o mercado de cloud computing (computação em nuvem) tem sofrido uma retração, de acordo com notícia divulgada pelaReuters.
A reportagem aponta que muitas empresas estão repensando seus planos de mover seus sistemas para cloud computing e, com isso, permitir que eles sejam acessados pela internet, com medo de um vazamento de informações críticas.
Como reflexo, as ações de fornecedoras especializadas na oferta de soluções para computação em nuvem, que vinham em tendência de forte crescimento, têm caído desde o final de abril, quando a primeira notícia sobre o problema na Sony foi anunciado.
A Salesforce.com, por exemplo, que fornece software no modelo de cloud computing, acompanhou uma queda de 3%, enquanto a VMware – que oferece soluções para virtualização – teve uma redução de 2%.
Para o presidente da Axis Technology, Mike Logan, especializada em segurança de dados corporativos, nos últimos meses, as empresas colocaram muitas fichas em cloud computing, sem pensar nos seus riscos. “Não podemos ter a confiança de que a nuvem é mágica”, pontua Logan. “É como o Facebook, se você coloca todas as suas informações sensíveis lá, adivinhe o que pode acontecer? As pessoas vão vê-las”, complementa.
Para o analista de segurança na nuvem do Gartner, Jay Heiser, as fornecedoras das soluções de cloud computing fizeram um excelente trabalho para convencer seus clientes que os dados estariam seguros nesse modelo, contudo, ele alerta que nem sempre esse é o caso.
O conselho de Heiser para as companhias que querem adotar o modelo é: “Se você estiver fazendo algo crítico para seu negócio, tenha um plano de contingência.”
fonte: olhar digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário