Na América Latina perdemos apenas para o Chile, segundo o estudo IT
Industry Competitiveness Index, da Business Software Alliance. Mas só
ganhamos da Rússia entre os Brics.
O Brasil melhorou o seu ambiente empresarial em 2,9 pontos, segundo a avaliação do estudo "IT Industry Competitiveness Index",
da Business Software Alliance, de abrangência mundial. Com 39,5
pontos, o país subiu uma posição na classificação, depois de em 2009 ter
registado uma nota de 36,6, numa escala de 0 a 100.
Os Estados Unidos lideram a classificação com 80,5 pontos, seguidos
da Finlândia (72 pontos) e de Singapura (69,8). Este país subiu seis
lugares, desde 2009. O contexto empresarial brasileiro tem as suas
melhores qualidades no ambiente de negócio, avaliado com 73,6 pontos e
no ambiente legal, que recebeu 58 pontos. A pior nota foi dada ao
cenário de pesquisa e desenvolvimento (21,2 pontos) e no cenário
infraestrutura (25,9 pontos).
De acordo com o quadro de avaliação da organização, o país perde
precisamente na área mais valorizada pelo estudo: o ambiente da
investigação e desenvolvimento. Este vale 25% da nota enquanto a
infraestrutura e o capital humano representam 20%, cada.
De acordo com Matthew Reid, vice-presidente da BSA para as
comunicações, os Estados Unidos vão passar a ter mais países brigando
pela liderança da referida classificação. Vários países estão fazendo
grandes investimentos para desenvolver os seus setores de TI, segundo
ele. A Malásia subiu 11 lugares para o 31º lugar, e a Índia, 10 lugares
para 34º. A Alemanha também melhorou, de 20ª para 15ª, e a Polónia
atingiu a 30ª posição (era 25ª). A China, devido aos problemas de
proteção de propriedade intelectual e apoio à pesquisa e
desenvolvimento, também subiu apenas um lugar, para 38º posição no
ranking.
“Os segredos para se atingir o sucesso nesta área não são
desconhecidos. Há elementos básicos e fundamentais necessários para um
país ser competitivo”, considera Reid.
A quarta versão do estudo foi realizada conjuntamente com a revista The Economist e engloba 66 países. O trabalho procura avaliar tanto o suporte público como o privado ao sector das TI.
fonte: computer world
O que você achou desta matéria? Faça seu comentário abaixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário