quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Gmail ganha acesso offline a partir do navegador Chrome



Aplicativo que permite usar Gmail sem Internet será publicado na Chrome Web Store; Docs e Calendar terão recurso semelhante em breve.

Os usuários do navegador Chrome poderão acessar o Gmail quando não estiverem conectados à Internet e recursos semelhantes serão oferecidos nas próximas semanas para o Docs e o Calendar, anunciou a gigante das buscas nesta quarta-feira (31/8).
Os usuários precisarão instalar aplicações individuais para acesso offline, obtidas a partir da Chrome Web Store, para adicionar os recursos a seu navegador. A aplicação Gmail recebeu o nome de Gmail Offline e baseia-se na aplicação do Gmail para tablets, que funciona com e sem acesso à Internet. O Docs e o Calendar também terão aplicações próprias para acesso offline, que estarão igualmente disponíveis na Chrome Web Store.
Os recursos offline estarão disponíveis tanto para pessoas que utilizam Gmail, Docs e Calendar como para empresas e organizações que adotaram a suíte de colaboração e comunicação Google Apps em escritórios e instituições educacionais.
Interface própria
Uma vez instaladas, essas aplicações offline vão criar um ícone na interface do navegador Chrome que permitirá carregá-las quando os usuários não estiverem online. A aplicação Gmail terá sua própria interface, separada da interface web do Gmail, enquanto o Docs e o Calendar irão disparar as interfaces de aplicação web e funcionarão na retaguarda.

Em todos esses casos, os usuários terão acesso a um subconjunto dos recursos das aplicações web. Por exemplo, no Docs será possível ver documentos e planilhas, mas ainda não será possível editá-los. No Calendar, os usuários serão capazes de ver eventos e solicitações de confirmação para compromissos.
A Google fornecia acesso offline a essas aplicações por meio de seu plug-in Gears, mas a empresa parou de desenvolvê-lo no ano passado. É possível usar o Gears para acessar Gmail e Calendar – mas não o Docs - nos navegadores Internet Explorer 8 e Firefox 3.6.
A Google agora aposta no HTML5 para fornecer acesso offline para suas aplicações web. A empresa planeja fornecer  suporte offline para outras aplicações além de Gmail, Docs e Calendar, além de levar os recursos offline a outros browsers.





fonte: IDG-Now

O que você achou desta matéria? Faça seu comentário abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário