quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Fornecedora norte-americana de soluções de mobile marketing aposta no Brasil



Principal arma da companhia é uma etiqueta virtual para campanhas impressas, que gerou recorde mundial de acessos para o Santander



As previsões de que no Brasil existam cerca de 19 milhões de usuários de smartphones fazem do País um mercado atraente para ações de marketing em dispositivos móveis. Não à toa, a fornecedora norte-americana PHD Mobi, que atua com a oferta de soluções para esse setor, aposta suas fichas na expansão dos negócios em território nacional.

“Já estamos trabalhando para, pelo menos, 50 empresas no Brasil, onde iniciamos as operações em 2010”, conta o CEO mundial da PHD Mobi, o brasileiro Paulo Mira. “Mas trata-se de um mercado estratégico para nós, por ser o maior da América Latina e um dos que mais cresce no mundo”, acrescenta, ao citar que, hoje, a empresa, sediada nos Estados Unidos, mantém três escritórios internacionais (dois deles na Europa e um em Curitiba). 

A principal aposta da companhia no País é a oferta de uma tecnologia batizada de Bee Tag. Trata-se de uma etiqueta colocada em anúncios de jornais e revistas, que, quando escaneada pela câmera de tablets ou smartphones, direciona o usuário para uma página online, com conteúdos adicionais. De forma geral, o recurso é utilizado para complementar campanhas publicitárias em veículos impressos.

Mira explica que a principal diferença da Bee Tag para o sistema de QR Code (código de barras em 2D que também pode ser escaneado pela câmera de equipamentos móveis) está no formato de uso. Segundo ele, o sistema comercializado pela PHD Mobi foi desenvolvido para funcionar nos mais diversos materiais e situações. “Se na hora de imprimir o anúncio, o código for esticado ou distorcido, mesmo assim, ele pode ser identificado pela câmera do tablet ou do smartphone”, explica o executivo. Ele destaca que o mesmo não ocorre com os códigos tradicionais (QR Codes).

Outro diferencial é que o sistema permite ao anunciante controlar os usuários que acessaram o Bee Tag. Isso porque, para escanear o código, é necessário baixar um aplicativo gratuito no smartphone ou tablet. E, de acordo com o CEO da PHD Mobi, a solução é compatível com mais de 99% dos equipamentos móveis utilizados em todo o mundo.

Recorde mundial no País

Entre as empresas que já utilizaram a solução Bee Tag em campanhas publicitárias realizadas no Brasil, Mira cita uma recente experiência com o banco Santander e que, de acordo com ele, resultou em um recorde mundial de acessos em campanhas de mobile marketing no segmento financeiro. “Ficou 100% acima da média para uma ação do tipo”, cita o executivo, sem detalhar números específicos. O que, segundo ele, também demonstra o interesse dos brasileiros em utilizar esse tipo de tecnologia. 

Ainda em relação ao território brasileiro, além de potenciais clientes, Mira conta que a PHD Mobi tem usado a criatividade dos profissionais locais para criar campanhas para outros países. Como exemplo, ele cita que a equipe do escritório de Curitiba (PR) está desenvolvendo um projeto para o jornal norte-americano New York Times, para divulgação do torneio de tênis US Open. 

"Hoje, são 25 funcionários no Brasil, mas queremos contratar mais gente, de acordo com os novos projetos que surgirão", afirma o CEO da PHD Mobi. "Nos últimos cinco trimestres, temos crescido mais de 100% no mercado brasileiro", completa.







fonte: olhar digital (por Tatiana Americano)

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