sexta-feira, 8 de abril de 2011

LG Optimus 3D proporciona nova experiência em smartphone

Optimus 3D é um dos poucos dispositivos no mercado capaz de criar fotos e vídeos 3D



O primeiro celular 3D do mundo, o LG Optimus 3D, é peça única e rara no mundo dos smartphones. Se tivesse apenas uma câmera, seria mais um aparelho com tela grande. Com duas ¿ somadas ao recurso de reprodução de vídeos, fotos e jogos em três dimensões -, é uma nova experiência em celulares, se você gosta de 3D.
Foi feita uma avaliação em um protótipo do Optimus 3D. Apesar de parecer uma versão final, não é, e aqui vale alguns poréns: o software e o sistema operacional ainda estão instáveis, travam o aparelho por alguns momentos dependendo da função desejada, mas é possível experimentar os recursos 3D presentes no smartphone sem problemas.
A LG criou uma área chamada "3D Espaço" no Optimus 3D. Toque nela e, com o ponto de vista certo, o efeito 3D entra em ação. Esse "espaço" específico reúne as principais funcionalidades em uma interface tridimensional, com pequenos efeitos especiais de animação e de movimento. Ali estão atalhos para os jogos e aplicativos, ao YouTube 3D, galeria de fotos 3D, câmera 3D e um guia de uso.
Com um aparelho novo e com uma tecnologia até então inédita nos celulares, o guia de uso é mais que necessário no Optimus 3D antes de começar a brincar de verdade com o dispositivo. O aparelho não requer óculos especiais para ver os efeitos em três dimensões e usa um sistema de paralaxe para simular o efeito.
O guia explica como criar, compartilhar, conectar e ver os efeitos. De perto é ruim, o ideal indicado pela fabricante é encontrar um ponto focal entre 30 e 40 centímetros de distância. E, em qualquer modo "game, foto, vídeo, YouTube", o resultado 3D, aos olhos do observador, é sempre o mesmo: lembra os velhos livros 3D do passado - aqueles que você mexia a capa e o personagem se mexia. Divertido? Sem dúvida, mas pode cansar depois de algum tempo de uso (se a versão final vier com o joguinho de golfe, desafio alguém a acertar a bolinha na direção certa).
O Optimus 3D é, além de um equipamento para consumo de efeitos 3D, uma máquina para geração de conteúdo 3D. São poucos dispositivos hoje, no mercado, capazes de criar fotos e vídeos 3D. Na câmera digital (são duas lentes de 5 megapixels lado a lado), basta tocar no ícone 3D (no topo da tela) para ativar o recurso, tanto para fotos ou vídeos. Para ver em 3D, é preciso usar o próprio aparelho ou usar a saída mini-HDMI para ligar o Optimus 3D a um televisor 3D compatível (não era nosso caso). Detalhe interessante: ao fazer vídeos, é possível enviar direto para o YouTube, que identifica e marca o arquivo nesse formato (ao navegar pelo app do YouTube, vídeos em 3D recebem um símbolo especial - e funciona direitinho!)
Além do 3D, o Optimus 3D é um smartphone Android topo de linha. A LG colocou um processador dual-core de 1 GHz no aparelho (Texas Instruments OMAP4), uma das maiores telas do mercado (4,3 polegadas, com resolução de 800 x 480 pixels e o iPhone 4 tem tela de 3,5''), 8 GB de armazenamento interno e conectividade Wi-Fi e 3G. A LG promete para "breve" o lançamento do Optimus 3D no mercado brasileiro, mas não divulgou preço ainda.








Nenhum comentário:

Postar um comentário