quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Facebook corre atrás do Google+ e aumenta controle sobre quem vê seus posts




Com alterações, rede social de Zuckerberg tenta se aproximar do recurso Círculos do rival; novidades também incluem marcação de qualquer pessoa na rede.

O Facebook está realizando uma série de mudanças de design no site para deixar mais claro para os usuários quem pode ver o conteúdo que postam, um problema que tem sido criticado pela Google desde o lançamento do serviço Google+, em junho deste ano.
“Você nos disse que a opção ‘quem pode ver isso?’ podia ser mais clara no Facebook, por isso fizemos mudanças para deixar essa opção mais visual e direta”, afirmou o Facebook por meio de um post publicado em seu blog.
A principal novidade é que o Facebook agora vai exibir o público pretendido para uma fotografia, texto, marcação ou qualquer outro tipo de conteúdo. A opção de publicação aparece ao lado do post. Até o momento, esses controles estavam posicionados em uma seção separada do perfil. 
“Seu perfil deve parecer com a sua casa na web – você nunca deveria sentir que apareceu algo que você não queria, e você nunca deveria se perguntar quem visualiza o que está lá”, afirma o post do site.
Agora, todo conteúdo do perfil de um usuário terá um menu drop-down que lista seus níveis de acesso atuais, e outras opções disponíveis para mudá-lo.  Isso inclui compartilhar algo com pessoas que estão na sua lista de “amigos”, com “amigos de amigos”, com “todos” que estejam ou não na sua lista de amigos no Facebook, ou com uma lista personalizada de pessoas. A opção “todos” está mudando seu nome para “público” porque o Facebook determinou que a palavra “púbico” é mais descritiva.
Essas opções também serão adicionadas à caixa de postagem de conteúdo para que fiquem mais facilmente acessíveis para as pessoas quando estiverem publicando novas fotos, vídeos ou mensagens de texto.
“Esse menu dropdown será expandido com o tempo para incluir grupos menores de pessoas com os quais você possa querer compartilhar algo, como colegas de trabalho, listas de amigos que você criou, e grupos do qual você faça parte. Isso tornará rápido e fácil o processo para você escolher exatamente com qual público você quer compartilhar seus posts”, informa a rede social.
Outra mudança é permitir que o usuário modifique o público de um post após sua publicação, o que não era possível antes, segundo a companhia.
O Facebook também está introduzindo um período de revisão para fotos e posts em que os usuários são marcados, dando a eles uma chance de revisar a foto ou post antes que seja exibido em seu perfil, caso não queiram mais ser marcados.
Um recurso que o Facebook tem há anos, que permite ao usuário ver como seu perfil aparece para os outros, está ganhando uma colocação mais proeminente na página.
Juntamente com as mudanças de privacidade, o Facebook também está expandindo a habilidade dos usuários de marcar outras pessoas e "tagear" posts com localizações geográficas.
Os usuários podiam apenas marcar pessoas na sua lista de “amigos” – agora é possível marcar qualquer usuário. Já quanto a localização, antes era possível fazer “check in” com o Places (Lugares) apenas em smartphones, mas agora dá para adicionar marcações de lugares a partir de qualquer aparelho, e aplicá-las não apenas ao Places, mas também a atualizações de status, fotos ou outros posts.




fonte: IDG Now

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