sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Venda de tablets deverá aumentar no final do ano, aponta IDC

Mesmo com crescimento do Android, Apple continua isolada como maior fabricante de tablets do mercado.

A marca de 18,1 milhões de tablets vendidos durante o terceiro trimestre ficou, curiosamente, abaixo do esperado, porém a enorme demanda durante o fim de ano dará uma acelerada no mercado, de acordo com a consultoria IDC. 

Os analistas da IDC esperavam um montante total de vendas de 19,2 milhões de unidades entre julho e setembro deste ano. Houve diminuição pequena, mas ainda assim trata-se de um aumento de 24% em relação ao trimestre anterior, e mais de 260% em comparação ao ano anterior, conforme dados da IDC. 

Porém, graças a chegada de produtos como o Kindle Fire da Amazon e o Nook Tablet da Barnes & Noble, a IDC enxega forte demanda no quarto trimestre, aumentando a previsão de unidades vendidas durante todo o ano para 63,3 milhões de dispositivos, maior do que a projeção anterior de 62,5 milhões. O Kindle Fire e o Nook também darão um empurrão no Android, ajudando a aumentar a parcela de mercado do sistema operacional de 32,4% para cerca de 40%. 

Esse aumento ocorre às custas do iPad da Apple, que terá a presença diminuída para 59%. Outro movimento importante para o crescimento do Android foi a saída da HP - e, apesar dos planos da empresa em tornar o WebOS em uma plataforma open-source, a IDC não acredita que o sistema operacional irá retornar ao mercado de tablets de forma significativa. 

Mas mesmo perdendo um pouco de parcela de mercado, a Apple continua como maior vendedora de tablets por uma larga margem. A companhia vendeu 11,1 milhões de iPads durante o terceiro trimestre, o que representa 61,5% da parcela de mercado. 

A Samsung, principal rival da Apple, vendeu cerca de 1 milhão de aparelhos, o que foi suficiente para que a empresa abocanhasse o segundo lugar com 5,6% de parcela de mercado. A HP ficou com a medalha de bronze, com 903 mil unidades e com uma fatia de 5% do mercado. As duas outras empresas que aparecem em seguida são a Barnes & Noble, que comercializou 805 mil aparelhos, atingindo 4,5% do mercado e a Asus, representando 4% das vendas do setor 

Mais aplicativos específicos para tablets, novas versões do aparelho e uma crescente presença de lojas físicas (pelo menos no exterior) são características fundamentais que mantém a Apple no topo desse nicho. No entanto, preços menores e melhorias no sistema operacional podem ajudam o Android a conquistar uma parcela de mercado cada vez maior.



fonte: computerworld

Comente abaixo! O seu comentário é muito importante

Mais notícias clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário