segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

TV 3D não provoca crises epilépticas, diz pesquisadores


Pesquisadores da Universidade de Munique, na Alemanha e da Universidade de Salzburg, Áustria, publicaram o resultado de uma pesquisa que “jogou por terra” um dos mitos em torno das TVs com tecnologia 3D: o de causar crises epilépticas em crianças.

O estudo, onde expos 140 crianças com idade média de 12 anos, a um teste padrão de fotossensibilidade - chamado estimulação foto-paroxística - com duração de 15 minutos em uma TV 3D, revelou que as chances de crianças terem convulsões epiléticas ao assistir TV com tecnologia 3D é a mesma de uma TV comum.

Os cientistas utilizaram uma TV 3D de 50 polegadas com tecnologia de plasma com óculos 3D. As crianças ficaram a uma distância de cerca de 6 metros e meio do aparelho.

Segundo revelou Herbert Plischke, autor do estudo, as chance de pessoas com epilepsia não diagnosticadas, de terem um ataque epiléptico provocado por TV 3D é improvável.

Ainda de acordo com o pesquisador, o que parece fazer a diferença, é o conteúdo dos programas, em vez do que tipo de televisão. Convulsões podem ser desencadeadas em virtude de programas com muita cor, contraste, e efeito flicker, independentemente do meio de visualização, se em uma TV 2D ou 3D.

Vale ressaltar que há outros estudos onde concluíram que as TVs 3D podem causar outros efeitos na saúde das crianças, sobretudo quando estas são submetidas a um grande período de tempo. Cerca de 20% dos telespectadores relataram sintomas como dor de cabeça, náuseas e tonturas.





fonte: adrenaline (por Subzero)

Comente abaixo! O seu comentário é muito importante para nós

Mais notícias clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário