Segundo desenvolvedor, app da empresa Carrier IQ registra desde as teclas apertadas no aparelho até dados em protocolos seguros.
Um desenvolvedor de aplicativos Android está acusando uma empresa de softwares de monitorar tudo que o usuário faz no smartphone, desde as teclas apertadas no aparelho até a localização do aparelho, informa o site inglês The Register.
De acordo com a publicação, o desenvolvedor Trevor Eckhart postou esta semana um vídeo no YouTube (veja abaixo) que mostra como um programa da companhia Carrier IQ (do Vale do Silício, nos EUA), grava em tempo real quais teclas são apertadas em um smartphone HTC EVO, que tinha acabado de ser reiniciado, segundo ele. Com uma ferramenta de monitoramento de rede conhecida como packet sniffer e seu aparelho no modo avião (sem conexão Wi-Fi ou 3G), ele demonstrou como cada tecla numérica e mensagem de texto recebida eram exibidas pelo software em questão.
Depois disso, Eckhart conectou o smartphone a uma rede Wi-Fi e acessou o site da Google. Apesar de ter negado o pedido de compartilhamento de localização, o app da Carrier IQ fez o seu registro. Além disso, o software também mostrou seu termo de busca “Hello World” na página (que, por sinal, foi digitado em uma página que usa protocolo de segurança SSL). “Nós podemos ver que a Carrier IQ está examinando essas linhas em minha conexão wireless sem conectividade 3G e está lendo HTTPS”, afirmou o desenvolvedor, de 25 anos.
O vídeo com a denúncia foi postado alguns dias depois da Carrier IQ ter entrado com um processo contra Eckhart por ter chamado o software da empresa de um “rootkit” (programa nocivo que não é identificado pelo sistema). Segundo ele, isso acontece porque o programa é feito para esconder sua presença ao evitar funções padrão do sistema operacional.
Recentemente, o vice-presidente de marketing da Carrier IQ, Andrew Coward, negou as alegações de que seu aplicativo seja uma ameaça para a segurança e afirmou que nunca capturou dados digitados. “Nossa tecnologia não funciona em tempo real. Ele reúne informações e elas geralmente são transmitidas em pequenas doses”, disse o executivo, que ainda chamou o software de uma “ferramenta de diagnóstico para dar às operadoras e fabricantes informações detalhadas sobre as causas de ligações perdidas e outros problemas”.
Por fim, Eckhart afirmou que o uso do HTC Evo foi feito apenas com fins de demonstração e afirmou que outros aparelhos Android, Blackberry e da Nokia carregam o mesmo “software oculto”.
De acordo com o Register, a Carrier IQ não respondeu aos seus pedidos de comentário sobre o assunto.
fonte: IDG Now
Comente abaixo! Seu comentário é muito importante para nós
Mais notícias clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário