sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Rede social brasileira quer promover mais interação entre esportistas

"Spleeps" é uma iniciativa que vai misturar relacionamento com divulgação de informações sobre vários esportes

Que tal convidar nossos amigos e marcar uma partidinha de futsal entre o "Informatica's RH Team" versus "Nossos Leitores Team"? Tudo o que teríamos que fazer é juntarmos 12 pessoas, alugarmos uma quadra, personalizar uniformes, arrumarmos uma bola e também determinarmos quem seria o juiz, sem falar no controle do tempo das partidas (somos artilheiros do jornalismo, mas "pernas-de-pau" assumidos em esportes, vale ressaltar).

Parece muita coisa para se fazer, e quem tem o hábito de chamar os camaradas para praticar esportes, independentemente de qual ele seja, sabe que estes são percalços irritantes, porém necessários. Mas existe uma startup brasileira que pretende aliviar ao menos um pouco deste fardo.

Sediada em Florianópolis, Santa Catarina, a Spleeps é uma startup que está criando e vai gerenciar a rede social homônima, voltada para esportistas de diversos gêneros e que visa facilitar processos gerenciais da prática esportiva: "Sei qual é a dificuldade que eu enfrento com os esportes que pratico", diz Bruno, que pratica beach tennis sempre que possível e reclama da ausência de parceiros. "Há casos em que um grupo de esportistas não pode comparecer por incompatibilidade de horários ou desorganização. Queremos implementar uma solução para esse tipo de problema".

Barazutti explica que o Spleeps nasceu de um projeto anterior e bastante similar que ele já havia desenvolvido, focado em futebol. Percebendo a demanda de praticantes de outros esportes, ele, junto de mais cinco amigos, conceberam a ideia de criar uma rede social voltada a "todo tipo de esporte", como define o próprio Bruno. "Tenistas têm dificuldades em achar parceiros de nível técnico compatível, que morem perto e tenham tempo para partidas amistosas. A ideia do Spleeps é aproximar esportistas que tenham esses problemas e facilitar a interação dessas pessoas através da prática de diversas atividades".

Mas, como rede social, que tipo de ferramenta o Spleeps dispõe? Barazutti explica que, neste primeiro momento, estão finalizando um protótipo da rede social para testes beta: "Convidaremos alguns usuários via e-mail para testar as funções iniciais, que serão centradas nos esportes mais conhecidos - futebol, basquete, tênis, ciclismo etc. - para facilitarmos a marcação de partidas ou a interação e troca de informações entre amantes de um mesmo esporte. A ideia é aprimorar as ferramentas com base no feedback de usuário e lançar o site comercialmente até o final do primeiro semestre".

Futuramente, o Spleeps contará com ferramentas administrativas: "a princípio, nossos recursos serão focados apenas na interação entre esportistas, mas quero implementar logo, por exemplo, uma ferramenta de pagamento online ou gerenciamento monetário. Só quem joga bola sabe a chatice que é cuidar do dinheiro destinado ao aluguel de uma quadra: tem gente que demora para pagar, tem gente que dá calote - com o Spleeps, acho que podemos dar fim a esses problemas".

Entretanto, Barazutti salienta que esportes mais exigentes, que demandam acompanhamento profissional, não estarão nesse primeio teste: "Estamos estudando a implementação do Spleeps em esportes como musculação ou artes marciais. A princípio, modalidades dessa linha funcionarão apenas como recurso de check in, tipo "Fulano da Silva está treinando MMA na Academia XYZ'. Não queremos ficar rotulados como promotores de lutas amadoras ou colocar esportistas em risco".

O interessante do Spleeps é que, apesar de ser um projeto brasileiro, Barazutti tem ambições globais para ele. Daí a razão, por exemplo, da página principal ser escrita em inglês: "Desenvolveremos a plataforma em dois idiomas - português do Brasil e inglês". Bruno explica que isso se dá à demografia de alguns esportes: "No Canadá, o líder esportivo é o hockey, assim como o nosso futebol. Nos EUA, o MMA e o futebol americano são velhos conhecidos, mas sua popularidade por aqui só começou a aumentar agora. Sabemos que cada país tem um esporte que representa a nação e queremos dar esse espaço para todo mundo".

O Spleeps, segundo Bruno, deve ser lançado até o final de julho deste ano, com acesso via web facilitado tanto nos desktops e notebooks como em tablets e smartphones, além de um aplicativo para interoperabilidade com o Facebook. Para fazer sua inscrição e ganhar uma chance de testar a versãobeta, registre seu e-mail aqui.




fonte: olhar digital (Rafael Arbulu)
Gostou da matéria? Comente
Mais notícias clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário