A partir de março, começam os primeiros testes com um novo modelo de acesso à Internet, semelhante aos telefones com prefixo 0800, nos quais o custo da ligação é pago pela empresa prestadora do serviço. O objetivo é aplicar a tarifação invertida para sites específicos, como acesso a bancos, compras ou atendimento ao consumidor.
“A ideia é tentar desenvolver uma conexão de Internet em que a pessoa entra para fazer uma reclamação, pedir atendimento em call center, compras ou operação em um banco. Isso possibilitaria que o cliente dessa empresa fizesse uma conexão que não seria tarifada para ele, e sim para a empresa que franqueou a ligação”, explica o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
A novidade não irá substituir o serviço telefônico grátis, mas funcionará como uma alternativa. Como exemplo, o ministro citou os bancos, que poderão franquear o acesso à web dos correntistas que quiserem fazer transações pela rede. “Eles têm muito interesse no uso do home banking, porque economiza e melhora a parte operacional”, justifica.
Conforme informações da Agência Brasil, o local escolhido para os primeiros testes, que serão realizados pelo Ministério das Comunicações, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), foi a região administrativa do Varjão, no Distrito Federal, com cerca de 9 mil habitantes.
A advogada Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) avalia que essa gratuidade é importante, mas ressalta que o custo de implantação do serviço não pode ser repassado ao consumidor, refletindo em tarifas mais altas de acesso.
fonte: Adrenaline (por Risastoider)
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