A tripulação do Atlantis inspecionou neste sábado o sistema de proteção térmica do ônibus espacial, a barreira externa que protege a nave do calor prévio a sua reentrada na atmosfera, informou a Nasa.
Os membros da equipe utilizaram um braço mecânico e um sensor de 15 metros para registrar imagens da asas e do nariz da nave. Especialistas em imagens analisarão posteriormente as informações recebidas para se assegurar do bom funcionamento do escudo técnico.
Este tipo de inspeção faz parte dos procedimentos de rotina para evitar qualquer dano eventual ao veículo, indicou a Nasa.
Na véspera, diante de milhares de admiradores, a nave Atlantis foi lançada com sucesso no último voo de um ônibus espacial americano, depois de 30 anos de serviço.
O final da missão, de 12 dias de duração e que inclui uma mulher tripulante, deixará os Estados Unidos sem naves capazes de pôr seus astronautas em órbita.
A Atlantis leva 3,7 toneladas de alimentos e equipamentos para a ISS, o que representa um fornecimento de um ano para a tripulação permanente da estação orbital.
fonte: AFP - Tecnologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário