terça-feira, 5 de julho de 2011

Feira do Japão quer mostrar recuperação do país


Marcada para início de outubro, a CEATEC - principal evento de tecnologia de consumo do Japão - está mobilizando as maiores empresas do país para mostrar ao mundo o esforço de recuperação após o tsunami e os terremotos de março último. Nesta segunda-feira, os organizadores do evento anunciaram que o tema da exposição será "Inovação Inteligente - Tecnologias Avançadas para Criar o Futuro". E confirmaram a realização do encontro, que chegou a ser ameaçado após as tragédias, que afetaram grande parte da indústria local.

Embora a maioria das empresas afetadas ainda esteja operando em ritmo mais lento que o habitual, os japoneses querem mostrar que o esforço de recuperação já começa a dar resultados. Os dados mais recentes revelam que a indústria (e a economia como um todo) terá forte desaceleração este ano, devido às perdas. O governo implantou um rígido racionamento de energia, e parte do sistema de transporte que atendia às fábricas na região sudeste - epicentro do terremoto - ainda está sendo reconstruída. Ainda assim, a JEITA (entidade que representa os fabricantes de aparelhos eletrônicos) decidiu que a CEATEC é uma ótima oportunidade de mostrar que, apesar dos prejuízos, a indústria japonesa continua sendo forte.

Uma das prováveis atrações do evento este ano será um pavilhão denominado "Tecnologias Emergentes e a Reconstrução do Japão". Nele, deverão ser exibidas as soluções tecnológicas que vêm sendo usadas no processo de restauração de casas, edifícios públicos, fábricas, estradas etc. Entre essas soluções, os japoneses se orgulham de seus sistemas smart grid, que permitem gerenciar o consumo de energia. Empresas como Nissan, Hitachi e Panasonic trabalham em conjunto para demonstrar, durante a CEATEC, os mais recentes desenvolvimentos em energia limpa, incluindo carros elétricos, baterias sem fio, painéis solares e chips de célula.

Para saber mais sobre a CEATEC, visite o site oficial. E para se informar melhor sobre a indústria eletrônica japonesa, acesse o hot site Japão High-tech.




fonte: UOL Home Theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário