O Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, será sede, nos dias 3 e 4 de dezembro, da etapa regional do torneio FIRST LEGO League (FLL), um dos mais importantes campeonatos juvenis de robótica do mundo. Realizado há 12 anos em todos os continentes, a competição busca envolver crianças e jovens no mundo da ciência e da tecnologia, por meio do envolvimento com a robótica. No país, o Torneio FLL é promovido pelo Instituto Aprender Fazendo (IAF), representante da FIRST no Brasil e apoiado pela ZOOM, distribuidora exclusiva da LEGO Education.
Anualmente, o Torneio FLL lança um tema para que os estudantes possam investigá-lo e resolver problemas relacionados a ele. Para esta temporada, os times terão o desafio Body Forward, relativo ao mundo da engenharia biomédica, em que as 40 equipes inscritas na etapa de São Paulo irão se colocar no papel de engenheiros, cientistas e médicos e propor maneiras inovadoras para o tratamento ou a cura de lesões, doenças e deficiências.
Os jovens passarão por três desafios: Projeto de Pesquisa, Projeto do Robô e o Desafio de Missões (mais informações podem ser encontradas em www.legozoom.com). “O torneio se desenvolve com base em valores, nos quais o trabalho em equipe e a busca por soluções de problemas do mundo real levam as crianças e jovens a um crescimento pessoal marcante”, enfatiza Paquisa Mazzola, coordenadora do IAF.
Todos os times são analisados por juízes da FIRST, que consideram como critérios de avaliação: a performance do grupo ao trabalhar em equipe, a pesquisa de campo realizada, o projeto desenvolvido para o robô e o cumprimento das missões estabelecidas no desafio. O time que levar o título de Campeão Regional (Champion’s Award) se classifica para o Torneio Nacional que acontece em março de 2012, em São Paulo. Assim como em todas as edições desse torneio, as equipes que somarem a maior pontuação no quadro geral classificam-se para as Etapas Internacionais nos EUA (FLL World Festival) ou na Europa (FLL Open European Championship).
As equipes do FLL são formadas por crianças e jovens com idade entre 9 e 15 anos, de instituições de ensino públicas e privadas, ONGs e grupos independentes. Cada time, composto por 4 até 10 componentes, é acompanhado por um adulto, podendo ser professor, profissional, pai ou estudante universitário. Durante o torneio, a organização do evento espera receber cerca de 4 mil visitantes, entre torcedores, participantes e voluntários.
fonte: convergência digital
Comente abaixo! Seu comentário é muito importante para nós
Nenhum comentário:
Postar um comentário