Companhia de Redmond está trabalhando com mais quatro companhias produtoras de chips; sistema operacional deve chegar no segundo semestre.
Durante o evento Windows 8 Consumer Preview que aconteceu na Mobile World Congress, em Barcelona, a Microsoft mostrou alguns designs de referência para tablets touchscreen que utilizariam processadores ARM.
A companhia de Redmond está trabalhando com a Nvidia, Texas Instruments e a Qualcomm para produzir processadores SOC (siga para Sistema em um Chip). As amostras serão enviadas para um grupo de desenvolvedores, de acordo com funcionários da companhia.
O primeiro dispositivo foi um modelo da Toshiba com tela de duas polegadas com processador Nvidia Tegra 3 quad-core – porém, vale lembrar que o chip possui, na verdade, cinco núcleos, sendo o quinto utilizado como uma espécie de backup de bateria. Outros aparelhos mostraram outros componentes, incluindo processadores Snapdragon da Qualcomm e outro da Texas Instruments, porém a Microsoft não deu mais detalhes sobre as plataformas. O último dos quatro tablets tinha processador Clovertrail x86.
Todos os quatro aparelhos terão um recurso de “standby conectado”, o que significa que poderão ser ligados instantaneamente, e quanto a tela estiver apagada os dispositivos continuarão a atualizar os apps da mesma maneira que acontece em um smartphone, explicou Michael Angiulo, vice-presidente de planejamento do Windows. “Eles serão sincronizados o tempo todo” apontou Steven Sinofsky, presidente da divisão de Windows. “Você poderá ligar [o tablet] e terá e-mails. Eles funcionarão da mesma maneira que o Windows [em um desktop ou laptop]”.
O Windows 8 possui o mesmo kernel e sistema operacional multiplataforma, de acordo com os executivos. Todos os tablets terão aplicativos do Office rodando de forma nativa, incluindo PowerPoint, Word e Excel. Sinofsky mostrou também como dispositivos touchscreen de todos os tamanhos gerenciam conexões com mouse e teclado – uma capacidade que abre um leque de possibilidades em relação ao hardware.
A prévia do Windows 8 para consumidores finais foi disponibilizada nesta quarta-feira (29/2) e possui mais de 100 mil mudanças desde a versão anterior, direcionada aos desenvolvedores, garantiu Sinofsky.
fonte: Computerworld/EUA e IDG Now (por Matt Hamblen)
Gostou da matéria? Comente abaixo
Mais notícias clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário