Depois da ferramenta Web e do aplicativo para iPhone, NIC.br libera nesta quarta (25/7) a versão Android do aplicativo que mede a qualidade da banda larga
partir desta quarta-feira, 25/7, usuários de dispositivos Android poderão baixar, instalar e usar o aplicativo do Sistema de Medição de Tráfego de Última Milha (SIMET), desenvolvido pelo Ceptro.br (Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações), área do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) responsável por projetos que visam melhorar a qualidade da Internet no Brasil.
A ferramenta, que mede a qualidade da conexão de banda larga, foi lançada primeiro no site do Nic.br e depois para os celulares da Apple, mais de 400 modelos de smartphones e tab;ets que usam o sistema operacional móvel do Google.
Com o aplicativo, os usuários poderão medir a qualidade da rede wi-fi e também da rede 3G. “Assim como já acontece com o SIMET para desktops e notebooks, a aplicação também permite registrar um histórico de todos os testes e a qualidade da conexão onde foi feito o teste”, explica Fabricio Tamusiunas, gerente de projetos do NIC.br. Depois da medição é possível compartilhar o resultado do teste com através das redes sociais (Twitter e Facebook).
“Já temos milhares de pessoas usando SIMET no iPhone e cerca de 240 mil testes mensais via Web. Existe uma grande expectativa de adesão ao aplicativo, já que o número de usuários Android é imenso”, comenta Fabrício.
O SIMET para Android estará disponível de graça na GooglePlay, loja de aplicativos do Google. O lançamento oficial será na abertura da 13ª edição de Fórum Internacional Software Livre, o FISL 13, que acontece entre 25 e 28 de julho em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
fonte: IDG Now
Gostou da matéria? Comente abaixo
Mais notícias clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário