sexta-feira, 25 de março de 2011

Um reator de fusão no porão de casa


Um geek está criando um reator nuclear de fusão em seu porão, em um dos inventos mais geeks e extraordinários já vistos. Com um excelente conhecimento de física nuclear e uma boa quantidade de espírito geek, ele está caminhando a passos curtos para ter seu próprio reator.
No ano passado, Will já apresentara seu reator de fusão, mas ele ainda tinha alguns problemas. Ele tinha conseguido gerar um campo magnético, mas não tinha nem a voltagem nem a quantidade necessária de deutério para realizar a fusão.
Agora, assim como conta o site Hack A Day, Will conseguiu alguns avanços no seu reator caseiro. A quantidade necessário da nêutrons para indicar a fusão já é detectada com um tubo contendo um sensor de boro-10. Além disso, ele também criou um novo sistema para montar o reator.
A reação que ocorre no reator de Will não é a mesma das usinas nucleares, que utilizam a fissão de um elemento químico radioativo pesado, o Urânio-235. Mais detalhes sobre as usinas nucleares podem ser encontrados no link goo.gl/w8I0M. No caso da fusão nuclear, o que ocorre é a união de dois ou mais núcleos que, neste caso, são os do deutério.
Deutério (pt.wikipedia.org/wiki/Deutério ) é o isótopo estável de Hidrogênio que possui massa 2, ou seja, um próton e um nêutron em seu núcleo. Ele é indicado muitas vezes por D, mas também pode ser indicado por 2H. Por ser mais pesado do que o hidrogênio, o deutério, quando presente na molécula de água, forma o que se chama de água pesada. Na reação de fusão, quando dois núcleos de deutério se chocam e, caso alcançadas as condições ideais, se fundem, liberando nêutrons e energia.
Will conta que os próximos passos são melhorias no sistema de gás, para que tenha menos perdas, fazendo com que a pureza do deutério seja maior, o que, por sua vez, deve aumentar o fluxo de nêutrons. Além disso, ele vai transferir o reator para uma câmara mais segura contra vazamentos e com resfriamento a água.
Mais detalhes e imagens podem ser vistos na página de Will, no link goo.gl/LBMdj.


fonte: Daniel Pavani

Nenhum comentário:

Postar um comentário