Foto setembro de 2008 mostra o ex-presidente norte-americano George W Bush (dir.) dando a Paul Baran, na Casa Branca (Washington, EUA), a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação.
Paul Baran, considerado um dos pais da internet, morreu no último sábado (26) na Califórnia (EUA), após complicações de um câncer de pulmão. As informações são da "AP".
Baran, polonês que se radicou nos Estados Unidos, onde se formou em Engenharia, ficou conhecido como idealizador do conceito de “troca de pacotes”, quando informações são agrupadas em pequenos pacotes enviados por meio de uma rede. A ideia era que esses pacotes procurassem as vias "menos congestionadas", aguardando caso houvesse linhas congestionadas – algo muito semelhante ao conceito atual da "internet". O pesquisador delineou o conceito ao trabalhar sobre questões da Guerra Fria para a RAND Corporation em Santa Mônica (EUA), entre 1963 e 1964.
Em 1969, a tecnologia tornou-se base para que o Departamento de Defesa Americano criasse a Arpanet, precursora da internet. Os norte-americanos tinham a intenção de criar uma rede descentralizada de comunicação capaz de resistir até mesmo a um ataque nuclear.
“Paul não tinha medo em ir a direções contrárias ao que todos consideravam "a coisa certa a fazer’”, disse ao "New York Times" Vinton Cerf, vice-presidente do Google e amigo de longa data de Baran .
Em 2008, Baran recebeu do presidente George W. Bush a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação. Um ano antes, ele havia sido incluído no Hall da Fama dos Inventores, do qual faz parte Thomas Edison, em Akron, Ohio.
fonte: uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário