Quando a Blizzard anunciou que haveria Pókemon Batalha de Mascotes no ano passado, ainda na BlizzCon, muita gente ficou eufórica com a novidade que finalmente traria uma utilidade para as centenas de mascotes que existem no jogo.
O beta foi passando e a Batalha de Mascotes pareceu ter sido esquecida, principalmente depois que eles liberaram a função durante uma semana mas logo retiraram pela quantidade de bugs.
Mas agora o momento é outro, o sistema está novamente no beta, funcionando até bem e sendo testado pelos milhares de jogadores de WoW. Por isso, encontramos um artigo bem completo sobre a Batalha de Mascotes no site do WarcraftPets e resolvemos trazê-la para vocês. Confira!
Conhecimento É Poder
Antes de pular de cabeça nessa atividade viciante, confira a página oficial do World of Warcraft para se familiarizar com a nova interface do Diário de Mascotes. Vamos também, antes de mais nada, destacar o post que um dos dev do jogo, Mumper, postou, esclarecendo muita coisa sobre o combate, confira:
Estamos muito animados com a Batalha de Mascotes funcionando no beta! [...] Algumas coisas que você poderá experimentar no beta:
- Lutar contra outros mascotes do mundo sozinho, em dupla ou em trio.
- Capturar mascotes no mundo de diferentes qualidades e força.
- Duelas e entrar em uma fila para batalhas contra outros jogadores.
- Interagir em uma sequência de missões épica para derrotar os Mestres Domadores por toda Azeroth.
- Comprar e vender mascotes na Casa de Leilões (nem todos são negociáveis)
- Ganhar várias conquistas da Batalha de Mascotes e suas recompensas
- Navegar no Diário de Mascotes e gerenciar seus mascotes
- Usar seus mascotes em qualquer personagem da sua conta Battle.net (As Conquistas da Batalha de Mascotes valem para a conta toda).
Alguns bugs que ainda existem no beta [...]:
- Mascotes estão sendo curados completamente após a batalha.
- Mascotes que já existiam estão sem estatísticas.
- Em alguns casos, ao tentar lutar contra uma criatura no mundo fará aparecer um erro dizendo que o mascote já está em combate ou que a conta está bloqueada.
- Alguns mascotes estão sem habilidades ou animações.
- A sequência de missões ainda está em desenvolvimento, mas você já pode começá-la.
- As vezes o jogador está perdendo um slot de batalha, relogar deve corrigir o problema.
- O ganho de XP e o tempo de respawn dos mascotes ainda está sendo adequado.
Treinadores da Batalha de Mascote: Esses PNJs ensinam os jogadores a treinarem seus mascotes, o que permite lutar e capturar novos mascotes. O treinamento conta com uma habilidade para curar, ressuscitar e rastrear mascotes no mundo. Esses treinadores são encontrados em todas as zonas iniciais e nas capitais de Orgrimmar e Vento Bravo. Os guardas nas capitais podem te mostrar aonde eles ficam. O treinamento é por conta, então você só precisa aprender com um personagem. O treinamento requer nível 5 e custa 100 moedas de ouro.
Mestre Domadores: Esses são os PNJs da sequência de missões. Você pode lutar contra eles em uma batalha de mascotes para ganhar mais experiência, conquistas e recompensas. Derrotar o Mestre Superior de cada continente irá destravar missões diárias (através de uma conquista) para todos os outros domadores no mesmo continente.
Mascotes para a conta toda: Os macotes agora são para a conta. Qualquer mascote que você tenha em um personagem será compartilhada com todos os outros em sua conta Battle.net. Se você tiver um mesmo mascote com mais de um personagem, eles serão unidos em um só.
Diário de Mascotes: Você pode ter um total de 500 mascotes e até três versões do mesmo. Os mascotes podem ser nomeados, soltos, marcados como favorito ou colocados em uma caixa para venda. Os filtros permitem que você ordene sua coleção por família, origem, coletado e não coletado ou favoritos. A informação de origem mostra onde obter o mascote e um pouco de história sobre ele. As habilidades de seu mascote são mostrados no diário, isso fica disponível em mascotes com nível 10. Você também poderá ver as estatísticas de seu mascote como Vida, Velocidade, Poder e Qualidade.
Qualidade do Mascote: Mascotes que são capturados no mundo possuem qualidades diferentes, assim como um item. A qualidade é definida aleatoriamente toda vez que o mascote aparece. Mascotes de alta qualidade recebem maior quantidade de estatísticas a cada vez que você upa. Então fique de olho nos raros!
Mascotes na Casa de Leilão: A maioria dos mascotes podem ser comprados e vendidos na casa de leilão. Há uma nova seção lá para isso. Os mascotes vendidos retém suas estatísticas e nível. Mascotes que não podem ser vendidos não poderão ser colocados em uma caixa.
Batalhas: As batalhas de PvE são contra treinadores PNJs e mascotes no mundo. O rastreamento te permitirá encontrar os mascotes no mundo para que você lute e capture. As batalhas de PvP tem duas variedades, você escolhe entre duelar contra outro jogador, o que não dá experiência, ou entrar na fila e topar com um jogador de habilidades similares. Quando acaba a batalha, os mascotes curam uma parte de sua vida, correspondente a 50% do dano que eles levaram na luta, você pode curá-los manualmente com a magia de ressuscitar mascotes, que possui tempo de recarga de 10 minutos. Se um dos seus mascotes morrerem, você também pode usar a magia ou encontrar um Mestre dos Estábulos.
Capturando: Os mascotes são pegos via batalhas PvE no mundo. Qualquer mascotes que você puder lutar contra, você poderá capturar. Para capturá-lo, você terá que deixar ele com pouca vida e usar sua habilidade de armadilha. As armadilhas podem ser melhoradas por conquistas, aumentando sua chance de conseguir capturar mascotes de alto nível.
Começando Seu Treinamento
Treinar a Batalha de Mascotes é bem simples. Basta visitar um treinador em qualquer capital. Esse PNJ irá também te dar um mascote específico da sua raça por uma pequena taxa. Cada raça possui um mascote “racial”, muitos deles podem também ser comprados de um vendedor.
Aliança | Horda |
Draenei | Mariposa Azul | Elfo do Sangre | Filhote de Falcodrago Dourado |
Anão | Coelho Nevinhal | Goblin | Caranguejo da Praia |
Gnomo | Coelho Nevinhal | Orc | Cobra-rei Preta |
Humano | Gato Tigrado Amarelo | Tauren | Cão-da-pradaria Marrom |
Elfo da Noite | Grande Coruja com Chifres | Troll | Cobra-rei Preta |
Worgen | Corvo Guilneano | Renegado | Barata da Cidade Baixa |
Pandaren | Jade Crane Chick |
Após treinar a habilidade, novas missões irão aparecer nesse PNJ treinador. Essa sequência de missões destravará objetivos de encontrar e derrotar diferentes Domadores de Mascotes em certas zonas e no final derrotar o Domador Superior do continente. Ao conseguir isso, você destravará novas missões diárias de lutar contra Domadores de Mascotes.
Você vai precisar completar pelo menos as primeiras missões e lutar contra mascotes selvagens, já que é essa parte do combate que te ajudará a destravar todos os slots de time e dar bem mais experiência aos seus mascotes. Ao destravar todos os três slots, você pode se concentrar em buscar novos mascotes ou entrar na fila do JvJ de mascotes. Só lembrando que o JvJ dá menos experiência do que sair combatendo os Mestres Domadores.
Após treinar um personagem, todos os outros personagens da sua conta já terão a habilidade e seu time de batalha. Um mascote nível 5, estará nesse nível para todos os personagens. Se quiser, você pode combater todos os Mestres Domadores de outro personagem, mas isso é algo que provavelmente mudará em breve.
Dicas Para Iniciantes
- Escolha vários mascotes para upar. É mais fácil ficar só com três, mas ao progredir você verá que precisará rotacionar os mascotes do seu time para continuar progredindo, e isso se tornará bem mais fácil se todos os seus mascotes possuírem nível similar.
- Escolha mascotes de diferentes tipos de família. As áreas inicias terão principalmente Critters e Feras, então é bom usar mascotes que são fortes contra esses dois tipos, mas os Domadores de Mascote que você encontrar não estarão usando Critters ou Feras, aliás a batalha contra eles não é nada fácil.
- Alguns mascotes não lutam, não interessa o quanto você tente. Nem todos os mascotes poderão ser usados nas batalhas, pelo menos não no início. (Suponho que a vassoura mágica não poderá ser usada, o que é uma pena visto que poderia ter habilidades interessantes como: Varrer pó na cara do oponente e Fazer a dança da vassoura do Molejão para desviar ataques :)
- Ao marcar um mascote como Favorito, te ajudará a sempre achar ele facilmente para colocar ele no time e estar sempre ganhando experiência com ele.
Os Mascotes Selvagens
Assim que fizer o treinamento, receberá uma nova habilidade de rastreamento no mini-mapa. Com ela você poderá ver os mascotes selvagens que você pode enfrenta e possivelmente capturar. Apesar de existir vários mascotes soltos pelo mundo, você só pode lutar e capturar com aqueles com uma pata verde em cima da cabeça. Para lutar contra ele, basta clicar com o botão direito no mascote, se ele estiver em uma área muito cercada um erro irá acontecer, basta esperar ele ir para uma área mais aberta, aonde a mini-arena será montada.
Para tentar capturar um mascote, ele precisa estar com 35% ou menos de vida. Se na primeira tentativa você não conseguir capturar você pode reduzir a vida dele ainda mais e tentar novamente. Há também mascotes selvagens que andam em bandos. Você só descobre isso quando a batalha começa e só poderá capturar um dos três mascotes, para completar a captura você ainda precisará derrotar os outros dois mascotes, senão perde o mascote capturado.
Upando Seu Mascote
Assim como seu personagem, seu mascote pode ganhar nível e quanto mais melhor. Toda vez que sobe de nível ele ganha mais estatísticas, o que lhe dará mais chances de ganhar uma batalha. Com novos níveis, novas habilidades aparecem para seu mascote. Você possui três slots de habilidades para seu mascote, mas você pode trocá-las entre as batalhas. Novas habilidades são liberadas nos níveis 1, 2, 4, 10, 15 e 20.
Para ganhar experiência, seu mascote precisa participar de uma batalha e não morrer. Quanto maior o nível do oponente, mais experiência ele ganha. Algumas vezes, seu mascote ainda ganhará um bônus por dificuldade. O bônus é dado em casos especiais como quando a batalha dura bastante ou com oponentes realmente de nível muito mais alto.
Qualidade E Família
Todos os mascotes possuem estatísticas que afetam o combate, mas só os selvagens podem ser de uma qualidade única. A qualidade segue as mesmas dos itens, mas ainda não foi visto nenhum de qualidade épica ou lendária. Não há um modo de você ver a qualidade de um mascote selvagem antes de capturá-lo. A qualidade é gerada aleatoriamente e o modo principal de tentar adivinhar é analisando a vida e estatísticas do mascote durante o combate, quanto maiores maior será a chance dele ser de uma qualidade melhor.
Além da qualidade existem também a Família. Certas habilidades são exclusivas por famílias e cada família possui bônus passivo que ajudam, ou atrapalham, no combate. Ter diferentes tipos de família no seu time é o ideal para ter maior chance de sucesso, mas isso não é obrigatório. Abaixo você confere o estilo das habilidades de cada família:
- Fera: Ataques corpo a corpo poderosos, alguns até desabilitam seu mascote ou aumenta o dano físico levado.
- Critter: Habilidades que causam mais dano de acordo com o número de buffs que o inimigo possuir.
- Dragão: Magias de fogo que atingem tanto um só mascote como vários.
- Voadores: Maioria dos ataques são ligados à chance de crítico.
- Mecânicos: Habilidades típicas de robôs que são poderosas mas não confiáveis.
- Aquáticos: Esses usam magias e podem até se curar.
A Luta
As regras do combate são as mesmas para qualquer luta, seja no duelo, contra um selvagem ou contra um domador. As batalhas são por turnos, e o primeiro ataque do turno será sempre do mascote que possuir maior velocidade, para ajudar, uma caixa dourada aparece na tela mostrando quem atacará primeiro. Não há um limite de tempo entre cada turno, logo você pode ficar escolhendo o tempo que quiser, mas isso provavelmente deve mudar, principalmente em batalhas contra jogadores.
Para trocar de mascote, você precisará gastar um turno. Vale lembrar que os mascotes também possuem buffs e debuffs que ficam mesmo se você trocá-los, ou seja, se seu Mascote A possui um buff que aumenta a vida, quando trocar pelo Mascote B o buff também estará no Mascote B. Além de buffs e debuffs, os mascotes também podem se esquivar, bloquear e errar ataques. Embora isso seja aleatório, há habilidades que possuem chance maior de errar ou reduzir a chance do alvo se esquivar.
• • •
E é isso. Uma cópia descarada do sistema de Pokemon, o que não é ruim, visto que o joguinho que começou naqueles gameboys em preto e branco, fazem sucesso até hoje. Um adicional que muito jogador vai curtir, e você?
fonte: Portal WoW (por Granfino)
Gostou da matéria? Comente abaixo